Se você já se aventurou em jogos como The Legend of Zelda, Final Fantasy ou qualquer outro game em que é preciso invadir masmorras e cavernas, certamente já deve ter se perguntado quem é o responsável pela criação daqueles corredores sombrios e repletos de armadilhas. Quem criaria um local assim e deixaria um tesouro somente para atrair curiosos? A resposta pode ser encontrada em Dungeons.
Neste game para PC, você não assume o papel de nenhum guerreiro ou explorador, mas de um demônio cujo único objetivo é se alimentar da alma de heróis gananciosos. Para isso, como na história infantil de “João e Maria”, é preciso deixar pequenas migalhas de ouro pelo caminho e levar suas presas à morte certa.
A grande proposta de Dungeons é resgatar um gênero que há algum tempo não recebia um game de respeito. A mecânica segue os mesmos moldes do clássico Dungeon Keeper, ou seja, proteger suas relíquias da invasão de aventureiros. A diferença deste lançamento, entretanto, é que você incentiva o avanço dos NPCs pelos estreitos corredores.
Permitir esse avanço é apenas parte da estratégia. À medida que os heróis encontram tesouros e outros objetos no caminho, suas almas se enchem de alegria e cobiça – o tempero favorito de um demônio medieval. Sendo assim, você deve gerenciar bem seus recursos para elevar a “Soul Energy” dos exploradores até o momento ideal de matá-los.
Mais do que simplesmente agradá-los com algumas moedas douradas, você deve fazer com que o personagem não se irrite durante a viagem. Colocar vários monstros em um só ponto, por exemplo, pode fazer com que a força da alma caia. O ideal é pensar como alguém que invade uma masmorra – algo que sabemos que você já fez inúmeras vezes.
Além disso, esses aventureiros também podem se vislumbrar com a aparência e os perigos de seu labirinto, o que lhe concede os chamados “Prestigie Points”. Esse prestígio libera o acesso a novos itens, monstros e prisões, além de grandes baús de ouro para tornar a invasão ainda mais tentadora.
Obter esse tipo de pontuação exige uma boa noção de design de interiores, mesmo que seja para o mal. Quanto mais sombrio e impactante for o local, maior será o respeito que os guerreiros terão pela entidade que criou tudo aquilo. Sendo assim, é preciso saber os pontos ideias para adicionar velas, caveiras e monstros.
De dentro para fora
A construção de seu calabouço em Dungeons é feita de dentro para fora. Mais do que roubar a alma dos invasores, você deve proteger o coração de seu covil para que os mais corajosos não cheguem ao núcleo de sua força. Se isso acontecer, fim de jogo.
Logo no início, você possui um pequeno exército de goblins que vai ajudá-lo a erguer paredes e criar obstáculos para dificultar o avanço dos exploradores. Como dito anteriormente, você também pode posicionar armadilhas e até mesmo criaturas malignas para retardar ou impedir uma aproximação maior do coração da caverna.
No entanto, essa mecânica é o maior problema do jogo. Como você deve arquitetar do centro para o exterior, os itens iniciais – e, portanto, mais fracos – estão posicionados na parte que deve ser a mais protegida da caverna. Se o jogador não perceber esse detalhe, corre o risco de deixar seu tesouro desprotegido diante de um bárbaro mais durão.
Fonte: Baixaki Jogos
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