Postado por Unknown 0 Comments

Quem assiste filmes de terror há muito tempo, deve saber que antigamente os "reis" dos filmes desse gênero eram os americanos. E quase todos os filmes de terror tinham sangue, tripa, mulher pelada, monstros, demônios, zumbis, lobisomens, vampiros e psicopatas. Por mais que os filmes tivessem histórias diferentes, sempre alguns destes elementos estavam presentes em todos eles.

Aconteceu que, depois dos anos 90 continuavam a produzir filmes somente com estes elementos. Quase todos filmes de terror seguiam um padrão e todos repletos de clichês. Isso, pelo menos pra mim, começou a enjoar. Não via mais graça em filmes pois todos pareciam de alguma forma iguais. Do meio dos anos 90 até 2001, nenhum filme de terror inovava. Nenhum era assustador. O máximo que lançavam eram suspenses interessantes como O Sexto Sentido ou mais filmes de terror com velhos clichês.

Até que finalmente, quando o tempo parecia ter parado para os filmes de terror, eis que surgem novos filmes, de países diferentes, com novas propostas e histórias mais interessantes. Não que eu não goste de filmes antigos, aliás gosto de muitos filmes de terror dos anos 70, 80 e início dos 90. Mas não dá para continuar na mesmice. E por isso, escolhi os filmes abaixo. Não espero que todos concordem com a lista, mas que por favor, procurem entender minha escolha e conhecer melhor os filmes abaixo, caso não conheça.



1. Medo (2003)



A Tale Of Two Sisters, que teria como tradução correta "O Conto das Duas Irmãs", é um filme sul-coreano baseado em um conto tradicional coreano, que já foi adaptado várias vezes para o cinema. É um filme extremamente maravilhoso, com uma fotografia impecável, trilha sonora perfeita e atuações magníficas. Nunca vi tanta beleza em um filme de terror. Esse filme provou que filmes de terror podem sim ser ao mesmo tempo belos, tristes e assustadores.

Mas infelizmente é pouco conhecido e pouco apreciado. Costumo dizer que na verdade não é um filme para pessoas burras, que só se importam com a quantidade de sangue e sustos em filmes de terror. Gostar desse filme não é uma questão de gosto, mas sim de bom gosto, já que ele apresenta uma história complexa e interessante (uma das melhores que já vi para filmes do gênero). Porém alerto que se você está esperando ver mais um filme oriental cheio de sustos e espíritos, vai se decepcionar.

A Tale of Two Sisters é um terror psicológico mais leve, porém muito, muito interessante mesmo. Ao assistir, preste muita atenção. Sem dúvidas é uma obra prima que merece estar em primeiro lugar nesta ou em qualquer outra lista sobre filmes de terror dos anos 2000.




2. O Chamado (2002)


Sem tripa, sem sangue, sem mulher pelada, sem praticamente nenhum clichê básico de filmes de terror, O Chamado conseguiu apavorar muita gente. Quando todas as histórias de filmes de terror pareciam estar esgotadas, finalmente surgiu um novo filme com uma proposta totalmente diferente.

Ao contrário de filmes antigos, que apelam mais para os sustos e o nojo, O Chamado apelou para o lado psicológico de quem assiste. O susto e o nojo passam rápido, mas e o medo? Para quem entendeu o filme e consegue compreender o estilo do terror psicológico, sem dúvidas sentiu medo.

Remake do filme japonês "Ringu", pode-se dizer que O Chamado foi o filme que abriu as portas para vários outros remakes de filmes orientais, porém continua sendo o melhor remake até então. Por isso e por alguns outros motivos, esse filme é um dos melhores dos últimos anos.



3. Terror em Silent Hill (2006)

Terror em Silent Hill é sem dúvidas a melhor adaptação cinematográfica de um jogo já produzida. Tem tripa e sangue? Sim. Porém a história é diferente, uma mistura do terror psicológico com o terror explícito. Pode não passar medo, mas certamente assim como o jogo, deixa qualquer um perturbado. Por ser inovador, extremamente bem feito e possuir excelentes atuações, Silent Hill também merece estar nessa lista.


4. O Abismo do Medo (2005)



Um filme de terror onde as mulheres não são meros enfeites. Não servem para aparecer nuas ou só pra ficar gritando. Lutam, correm, fazem qualquer coisa para sobreviver. O filme é tenso do início ao fim. Como se isso não bastasse, a história é ótima e as atuações convencem. Algumas cenas lembram aqueles filmes de terror antigos, onde haviam banhos de sangue e ao mesmo tempo é um filme moderno. Sustos, medo, nojo... O Abismo do Medo passa tudo isso. Um filme diferente e bem feito que é sem dúvidas um dos melhores dos anos 2000.



5. REC (2007)


Não é um filme inovador e sinceramente não achei assustador. Aliás, todos os sustos são extremamente previsíveis. Porém, REC ficou muito realista devido as excelentes atuações e sem dúvidas tenso, principalmente na parte final. Realmente fiquei na dúvida se colocava ele ou The Mist (O Nevoeiro) na lista, porque apesar de serem dois filmes bons, possuem pontos fracos. De qualquer modo deixei o REC mesmo, pois já tinha feito a montagem acima. ¬¬'

0 Responses so far.

Postar um comentário